
Os EUA ocupam o quarto lugar mundial em extensão territorial e em população, compreendendo 50 estados , além de algumas processões no Pacífico e do estado associado de Porto Rico. Seu território é muito extenso, um dos maiores do Mundo, contendo 3 diferentes tipos de relevo que são: O Vasto conjunto Montanhoso, a Cadeia das Cascatas e a Sierra Nevada.
Compreendendo de costa a costa, quatro fusos horários, o país estende-se por 4.000Km de Oeste para Leste, e por mais de 2.500Km no sentido Norte Sul.
O clima varia muito, conforme a região, devido ao extenso território americano. Assim, nas grandes planícies o clima continental é dominante, enquanto mais ao sul o clima passa a ser subtropical.
Para Oeste, entre as Rochosas e as cordilheiras costeiras, que possuem clima de montanha, encontra-se uma vasta zona de clima desértico, e na costa do pacífico, o norte possui clima oceânico e para sul, um clima mediterrâneo, que apresenta invernos suaves, verões quentes e poucas chuvas.
A noção de vegetação natural não tem grande significado neste país profundamente marcado pela ação humana, e nomeadamente um arroteamento intensivo. Assim, uma grande parte da vegetação natural (florestas, prados, toundra) tem desaparecido progressivamente da aposta em valor do continente americano. Ao todo início da colonização europeia, as florestas estavam presentes sobre a metade do território dos Estados Unidos. Hoje, cobrem mais apenas 33 para 100, ou seja cerca de 303 milhões de hetares. Uma grande parte da floresta foi esclarecida para as necessidades da agricultura, nomeadamente nas Grandes Planícies, hoje domínio das grandes culturas cerealíferas, bem como sobre o Piemonte dos apalaches e a planície costeira Atlântica, onde foi substituída pelas plantações de bengala à açúcar, algodão, tabaco e amendoins. As florestas ocupam ainda todas as regiões da fachada Atlântica e Appalaches, uma parte da região dos Grandes Lagos, as montanhas do Oeste e a planície costeira do golfo do México.
A riqueza da fauna americana explica-se pela grande diversidade dos habitats. As montanhas e as florestas são povoadas de grandes mamíferos (caribous, impulsos, ursos morenos, ursos Kodiak, grizzlys, cervos Virginie, carneiros do Rochosos, cabras das montanhas, lobos), um grande número de pequenos mamíferos (marmotas, raposas, ratons lavadors, moufettes, esquilos) e uma grande variedade de pássaros.
Os principais rios encontrados no país são: Colorado, rio Grande, Missouri e Mississípi. O Mississípi, principal rio (3.600Km² de comprimento), corre de Minnesota ao Golfo do México e recebe importantes afluentes, como o Misúri, o Ohio, o Vermelho e o Arkansas. A Baía de Chesapeake é o maior estuário nos Estados Unidos da América. Desemboca no Oceano Atlântico, e está cercada pelos estados americanos de Maryland e Virgínia. A Baía de Chesapeake cobre cerca de 166 534 km² no Distrito de Columbia, Nova Iorque, Pensilvânia, Delaware, Maryland, Virgínia e Virgínia Ocidental . Mais de 150 rios desembocam na Baía de Chesapeale.
A Baía de Massachusetts é uma das três grandes baías do Oceano Atlântico que dão ao Estado americano de Massachusetts seu formato distintivo.
Os EUA é o segundo pais que mais polui no mundo, e não assinou o protocolo de Kyoto, mas nos últimos anos vem lutando ferozmente para diminuir o índice de poluição.
A extracção de minério de ferro é uma indústria presente na maior parte dos países. Os dez maiores produtores mundiais são a China, Australia, Brasil, Índia, Rússia, Ucrânia, Estados Unidos, África do Sul, Canadá e Suécia.
O consumo mundial de minério de ferro cresce cerca de 10% ao ano e os maiores consumidores são a China, Japão, Coreia, Estados Unidos e a Europa.
Os métodos de mineração variam consoante o tipo de minério. Os quatro principais, sob o ponto de vista de interesse económico, são a magnetite, titanomagnetite, hematite e pisolite.
Os EUA é a super potencia mundial, exportando e importando milhões de dolares.
Na sua opinião qual seria a super potencia se os EUA não existisse?
Brasil.
Russia.
Japão.
Outro.
Na sua opinião o desmatamento e poluição nos EUA tem volta:
Sim.
Não.
Sim, mas eles tem que parar quase toda a produção.